quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

As bolas paradas no futebol

Os lances de bola parada são muitas vezes uma dor de cabeça para o Treinador.

A verdade é que este tipo de lances são cada vez mais decisivos no futebol, se no âmbito ofensivo o simples é o mais eficaz, já no capítulo defensivo estes lances originam intanquilidade a quem defende, então, que esquemas tácticos se podem utilizar na defesa neste tipo de jogadas?

Pode-se utilizar a marcação homem a homem, marcação à zona ou marcação mista, mas ... qual será a mais eficaz? Bem, dizem os livros que a mais eficaz e eficiente é aquela marcação em que não se sofrem golos.

Mas debrucemo-nos sobre o gesto técnico na marcação de um lance de bola parada, neste caso uma grande penalidade, e veja-se em baixo o gesto técnico de Alex, jogador do Alvorada de Ervidel num penalty falhado e num mesmo penaty executado por um dos melhores jogadores do mundo - Zinédine Zidane... a diferença é enorme!!

Mas lembremo-nos de uma máxima no futebol «só falha quem lá está e quem executa» e ... Alex não desistas, pois com certeza que na próxima a bola vai entrar.




segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Mau demais para ser verdade...

Inoperância atacante e erros defensivos ditaram nova derrota para o Alvorada de Ervidel, perante o seu vizinho e rival Negrilhos de Montes Velhos, por três bolas a uma, em jogo a contar para a 13ª jornada da Série A do Campeonato Distrital da 2ª Divisão.

A turma de Ervidel entrou na partida a dormir e aos dois minutos de jogo já perdia por um golo de diferença, que só não foi aumentado aos 15 minutos por azar do Negrilhos que viu a bola embater com estrondo na barra da baliza de João Páscoa, após livre directo frontal a 35 metros.

A partir dos 25 minutos de jogo o Alvorada conseguiu equlibrar o jogo e dai até ao intervalo pertenceram-lhe as melhores oportunidades de golo, nomeadamente por Alex que aos 30 minutos falhou um pontapé de grande penalidade, errando a baliza e fazendo a bola sair do Campo da Baiôa.

Passados apenas mais dois minutos é a vez de Paulo Costa, em remate cruzado levar a bola a embater no poste esquerdo da baliza do Negrilhos, após boa jogada de envolvimento pelo corredor direito.

Na segunda parte mais do mesmo, isto é, já se jogavam cinco minutos e alguns jogadores do Alvorada pensavam que ainda estavam no intervalo e não foi de estranhar que entre o quinto e o sexto minuto, o Negrilhos marcasse mais dois golos e fixasse o resultado num escandaloso 0-3.

A partir do 0-3 e como que se levasse com um balde de água fria na cabeça, o Alvorada de Ervidel reagiu à procura daquilo que era já tarefa impossivél e entre os minutos 68 e 70 cria duas boas oportunidades de golo, por Mauro Gonçalves e Luís Ferro, com o primeiro em boa posição a rematar ao lado e o segundo também em posição previlegiada dispara para boa defesa do guarda redes adversário.

Aos 75 minutos surge o tento de honra da equipa da casa, por Carlos Bruno, que na sequência de um pontapé de canto se antecipa ao guardião e de cabeça faz o 1-3.

Até final do encontro à ainda a registar um livre batido por Alexandre Mourão, para uma defesa espectacular do veteranissimo guarda redes do Negrilhos a ir buscar a bola ao canto superior direito da sua baliza.

Merecia muito mais o muito público que compareceu no Campo da Baiôa, para apoiar a equipa do Alvorada.


Ficha do jogo:
 
Estádio: Campo da Baiôa, em Ervidel

Tempo: Temperatura amena

Terreno de jogo: Terra batida, em boas condições

Árbitro: Cristiano Bexiga
Assistentes: Hugo Simão e Eduardo Leão


Alvorada: João Páscoa, Luís Ferro, Hugo Revez, Carlos Bruno, Alex, Paulo Chaveiro (C) (Alexandre Mourão 34"), Flávio Ramalho, Márcio Cortes, Mauro Gonçalves, Paulo Costa e João Paulo (Vitorino Cavaco 73").

Suplentes não utilizados: Bruno Rasgadinho, Rui Filipe e Rui Martins
Treinador: José Mestre

Cartões Amarelos: Hugo Revez e Mauro Gonçalves
Cartões Vermelhos: Não houve

 Golos: Carlos Bruno (63")

Os deuses não deixaram jogar o Mantorras

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Cristiano Bexiga de novo no derby

O árbitro Cristiano Bexiga foi o nomeado pelo Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol de Beja, para dirigir o jogo entre o Alvorada Futebol Clube de Ervidel e o vizinho Negrilhos Futebol Clube, a contar para a 13ª jornada da Série A do Campeonato Distrital da 2ª Divisão.

Nesta partida o árbitro designado será auxiliado pelos árbitros assistentes Hugo Simão e Eduardo Leão.

Esta será a segunda vez, esta época, que Cristiano Bexiga dirige jogos em que é interveniente o Alvorada de Ervidel, depois de ter apitado o encontro da primeira volta entre Negrilhos e Alvorada, realizado no 25 de Abril, em Montes Velhos, numa partida de boa memória para a equipa de Ervidel, que venceu o seu opositor por 1-0.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Chico Fragoso "apanha" um jogo de castigo


O jogador do Alvorada Futebol Clube de Ervidel, Fransico Fragoso foi punido com um jogo de castigo pelo Conselho de Disciplina da Associação de Futebol de Beja.

Recorde-se que o jogador em causa havia sido expulso pelo árbitro Ricardo Diodo, por dupla advertência, no decorrer do jogo entre o Vale de Vargo e o Alvorada. Com este castigo Chico Fragoso irá falhar a recepção ao rival Negrilhos, no próximo Domingo em jogo a contar para a 13ª Jornada do Campeonato Distrital da 2ª Divisão.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Alvorada empata em Vale de Vargo

O Alvorada Futebol Clube de Ervidel deslocou-se ao Campo de Jogos 25 de Abril, em Vale de Vargo, para defrontar a equipa local, em jogo a contar para a 12ª Jornada da Série A do Campeonato Distrital da 2ª Divisão e ali arrancou um empate a um golo.

Depois de três derrotas consecutivas diante de três candidatos à subida de divisão (Cuba, Cabeça Gorda e Guadiana) o Alvorada de Ervidel regressa aos pontos perante um adversário do mesmo campeonato. Numa partida agradável de acompanhar, com muita garra e disputa da bola de forma constante por parte da totalidade dos jogadores de ambas as equipas, embora nem sempre bem jogado, chegou-se ao intervalo com o nulo no marcador.

Na segunda parte começou melhor o Vale de Vargo que aos 54 minutos inaugurou o marcador, através de um penalty, a castigar uma suposta falta de Chico Fragoso dentro da área de grande penalidade... que lhe valeu também a exibição do segundo cartão amarelo e consequente vermelho. Mas deva-se referir que o lance que envolveu o jogador do Alvorada e o seu opositor foi um lance banal numa partida de futebol, em que dois adversários disputam a bola, embrulham-se e caíem... mas o olho de lince do árbitro Ricardo Diogo conseguiu descortinar ali uma infracção às Leis de Jogo, isto é... penalty, cartão vermelho e o Alvorada a perder por um a zero.
Mas a abnegada formação de Ervidel nunca virou a cara à luta, nem tão pouco se deixou abater com tamanha contrariedade e à passagem do minuto 63, Paulo Costa havia de repor a igualdade no marcador através de um bonito golo, alcançado através de um potente remate de fora da área.

Até ao final do encontro e apesar da desvantegem numérica, o Alvorada teve sempre o jogo controlado e pena foi que já em período de descontos, novamente Paulo Costa tenha desperdiçado excelente oportunidade para dar o xeque-mate na equipa do Vale de Vargo, no entanto o empate registado é perfeitamente aceitável e justo, por aquilo e uma e outra equipa produziram no terreno de jogo.

Com este empate e fruto da vitória caseira do Alvito, a formação do Alvorada de Ervidel caiu uma posição na tabela classificativa, ocupando agora o 8º lugar, no entanto pode subir alguns degraus já na próxima jornada, para isso terá que bater em Ervidel o vizinho Negrilhos de Montes Velhos.


Ficha do jogo:
Estádio: Campo de Jogos 25 de Abril, em Vale de Vargo

Tempo: Chuva

Terreno de jogo: Terra batida, em boas condições

Árbitro: Ricardo Diogo
Assistentes: Luís Diogo e Bruno Vieira


Alvorada: João Páscoa, Hugo Revez, Chico Fragoso, Carlos Bruno, Rui Filipe, Mauro Gonçalves,  Paulo Chaveiro (C), Márcio Cortes, Rui Martins, Paulo Costa e Alex

Suplentes: Bruno Rasgadinho, Flávio Ramalho, Luís Ferro e João Paulo
Treinador: José Mestre

Cartões Amarelos: Hugo Revez e Paulo Chaveiro
Cartões Vermelhos: Chico Fragoso, por dupla advertência.

 Golos: Paulo Costa (63")



sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

O que é feito de si...??

O que é feito de si...?? Vítor Peta e Zé Vítor ??


Ricardo Diogo no Vale de Vargo - Alvorada

O árbitro de Beja, Ricardo Diogo foi o nomeado pelo Conselho de Arbitragem para dirigir o encontro entre o Vale de Vargo e o Alvorada de Ervidel a contar para a 12ª Jornada da Série A do Campeonato Distrital da 2ª Divisão.

Nesta partida o árbitro irá ser auxiliado pelos árbitros assistentes Luís Diogo e Bruno Vieira.

Trata-se de um árbitro jovem que milita no Grupo A da 1ª Categoria Distrital (Grupo de elite) da Associação de Futebol de Beja e na época passada ficou na 5ª posição da tabela classificativa.

Ricardo é irmão do seu assistente Luís e ambos são primos do outro assistente Bruno Vieira. O clã Vieira na passada época conseguiu meter os três nos cinco primeiros classificados. O árbitro embora parecido com o irmão dentro de campo, é mais energético e corre mais.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Vítoria da eficácia

O Alvorada Futebol Clube de Ervidel voltou a defrontar um canditato à subida de divisão e voltou a perder, desta vez no Campo da Baiôa e perante o Guadiana de Mértola, por três bolas a uma.

Foi mais eficáz a equipa visitante que logrou concretizar três das cinco oportunidades de golo que criou, enquanto o Alvorada teve as mesmas oportunidades de golo a apenas por uma vez fez balançar as redes adversárias e de penalty, quando já estavam decorridos 94 minutos de jogo.

Começou melhor a equipa da casa que logo aos dois minutos desperdiçou uma exelente oportunidade através do reforço Paulo Costa (na foto em baixo), que isolado pela meia esquerda e apenas com o guarda redes pela frente rematou cruzado, com a bola caprichosamente a sair bem perto do poste direito da baliza do Guadiana.

Respondeu o Mértola aos oito minutos, com a eficácia referida, e da primeira vez que desceu com perigo à área do Alvorada inaugurou o marcador, fruto de uma perda de bola da nossa defensiva, com uma atacante adversário a isolar-se pelo corredor esquerdo e à saida de João Páscoa rematou rasteiro para o tento inaugural.

Respondeu o Alvorada com nova oportunidade, desta vez por Flávio Ramalho que já dentro da área de baliza rematou com o pé direito para boa defesa do guardião do Mértola para canto.

O Guadiana de Mértola usava o jogo directo como principal arma, com os seus homens do meio campo a colocarem a bola em passes longos para as costas da defensiva do Alvorada e foi fruto dessas jogadas que à passagem dos minutos 27 e 42  que jogadores do Guadiana surgem isolados perante o desamparado guarda redes Ervidelense e à saida deste rematam ao lado.

Chegava o intervalo com o marcador a assinalar 0-1 a favor da equipa do Guadiana.

No reínicio o técnico José Mestre deixou no banho Luís Ferro (muito apagado) e lançou no jogo Rui Martins e foi este mesmo jogador que esteve a beira de igualar o marcador aos 58 minutos, após boa jogada pela direita conduzida por Flávio Ramalho, que assistiu de bandeja o seu colega, que não concretizou devido ao desarme in extremis do central adversário.


Aos 61 minutos um atacante do Guadiana tentou cavar uma grande penalidade para a sua equipa, no entanto o árbitro da partida não se deixou enganar e exibiu o segundo cartão amarelo ao jogador infractor e correspondente vermelho, faltava meia hora para jogar e o Guadiana ficava reduzido a 10 jogadores. Quando se pensavam que apartir daí o Alvorada iria carregar em cima do adversário no intuito de obter um golo que empatasse a partida, puro engano...

Nos dois minutos seguintes à expulsão, o Guadiana de Mértola havia de marcar mais dois golos e colocar um ponto final nas aspirações do Alvorada de Ervidel.

Até ao final da partida o melhor que o Alvorada conseguiu foi reduzir no último minuto de jogo, atrvés de uma grande penalidade convertida por Alex e que castigou uma infracção cometida sobre Rui Martins.

No final vitória justa do Guadiana, pela eficácia demonstrada, no entanto uma palavra de apreço para os jogadores do Alvorada que desde o primeiro ao último minuto mostraram garra e combatividade constantes.


Ficha do jogo:
Estádio: Campo da Baiôa, em Ervidel

Tempo: Tarde primaveril com sol e temperatura amena

Terreno de jogo: Terra batida, em boas condições

Árbitro: João Lagoas
Assistentes: Marisa Sousa e Joel Guerreiro

Alvorada: João Páscoa, Miguel Catarino (Rui Filipe 72"), Hugo Revez, Carlos Bruno, Alex, Flávio Ramalho (Paulo Chaveiro 59"), Chico Fragoso (C), Márcio Cortes, Paulo Costa, Mauro Gonçalves e Luís Ferro (Rui Martins 45")

Suplentes não utilizados: Vitorino Cavaco, Bruno Rasgadinho e João Paulo
Treinador: José Mestre

Cartões Amarelos: Rui Martins (91")
Cartões Vermelhos: Não houve

 Golos: Alex (94")

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Miúdo - Graúdo (0-2)

Leis de Jogo (8)

PERGUNTA DA SEMANA:

Pode um jogador que saiu do campo de jogo para receber assistência médica voltar ao terreno pelas linhas de baliza?

Resposta à pergunta 7:

O jogador deverá ser advertido por comportamento antidesportivo e mandado sair do terreno de jogo para retirar as jóias. Se o jogo foi interrompido por isso, deve ser recomeçado com um pontapé-livre indirecto a executar no local em que a bola se encontrava no momento da interrupção.

Para o ajudar a responder às questões, faça aqui o download do Livro da FIFA sobre as Leis de Jogo, edição actualizada.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

João lagoas de novo em Ervidel



João Lagoas foi nomeado pelo Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol de Beja, para arbitrar a partida da próxima jornada da Série A da 2ª Divisão Distrital, entre o Alvorada de Ervidel e o Guadiana de Mértola, onde será auxiliado pelos árbitros assistentes Marisa Sousa e Joel Gurreiro.

Três jogos de castigo para Jorge Soares

O Conselho de Disciplina da Associação de Futebol de Beja, em reunião realizada no dia de ontem, decidiu punir o jogador do Alvorada Futebol Clube de Ervidel Jorge Soares (na foto), com 3 jogos de castigo, em virtude de ter sido expulso no jogo da última jornada, realizado na Cabeça Gorda.

Para tão pesado castigo, o Conselho de Disciplina levou em conta a reincidência do jogador, pois durante apresente época desportiva é a segunda expulsão directa deste jogador.