quinta-feira, 26 de maio de 2011

Luís Cecilia veste as cores do Alvorada

Depois de passar por equipas como o Sporting Clube Ferreirense, Ourique Desportos Clube e Centro de Ciclimo de Aljustrel, Luís Cecilia regressa agora ao ciclismo passados mais de vinte anos e para envergar a camisola do Alvorada Futebol Clube de Ervidel... é certo que não o fará por terras alentejanas, mas sim no Luxemburgo, onde irá pedalar com o emblema do galo ao peito!!

terça-feira, 17 de maio de 2011

Memória das finais Portuguesas (4)

Benfica: as seis derrotas nas finais da UEFA
 
O Benfica foi, durante largo período, o recordista de finais europeias perdidas. Foram seis, no total, entre oito presenças nos jogos decisivos da Taça dos Campeões Europeus e da Taça UEFA. Mérito pela caminhada até lá, desilusão pelos resultados na derradeira partida. O Benfica venceu a Taça dos Campeões Europeus em 1960/61 e 61/62, mas perdeu os mesmos títulos em 62/63, 64/65, 67/68, 87/88 e 89/90. Em 1982/83, desta vez na Taça UEFA, outra derrota.







Basileia: o choque inicial do F.C. Porto
 
16 de Maio de 1984, Estádio St. Jakob, Basileia. O primeiro passeio ao Jardim do Éden da UEFA não acaba bem para o F.C. Porto. A Juventus vence por 2-1 e o golo decisivo de Boniek, perto do fim, é no mínimo duvidoso. Zé Beto perdeu a cabeça e terá agredido um dos fiscais-de-linha. Vignola (12 minutos) e Sousa (29) fizeram os restantes golos. 

F.C. Porto: Zé Beto, João Pinto, António Lima Pereira, Eurico Gomes e Eduardo Luís; (Costa), Jaime Magalhães (Mickey Walsh), António Frasco, Jaime Pacheco e António Sousa; Fernando Gomes e Vermelhinho.


segunda-feira, 16 de maio de 2011

Memória das finais Portuguesas (3)

2002/03: F.C. Porto-Celtic, 3-2 a.p. (Taça UEFA)
 
21 de Maio de 2003, Estádio Olímpico, Sevilha. A primeira conquista de José Mourinho numa prova da UEFA. 40 sufocantes graus na Andaluzia, transpiração e inspiração na equipa do F.C. Porto. Derlei fez o 1-0 em cima do intervalo, Larsson empatou aos 47 minutos; Alenitchev fez o 2-1 aos 54, Larsson empatou a seguir; Derlei apontou o 3-2 aos 115 e já não houve tempo para resposta. 

F.C. Porto: V. Baía; P. Ferreira, J. Costa (P. Emanuel), R. Carvalho e N. Valente; Costinha (R. Costa), Maniche, Alenitchev e Deco; Derlei e Capucho (M. Ferreira).




 
2003/04: F.C. Porto-Mónaco, 3-0 (Liga dos Campeões)
 
26 de Maio de 2004, Gelsenkirchen Alemanha. José Mourinho completa o seu reinado no F.C. Porto, conduzindo a equipa a um triunfo inequívoco frente ao Mónaco (3-0). Os gauleses perderam a referência Giuly e os dragões confirmaram a sua superioridade. Carlos Alberto, Deco e Alenitchev fizeram os golos.

F.C. Porto: Vitor Baía; Paulo Ferreira, Jorge Costa, Ricardo Carvalho e Nuno Valente; Costinha; Pedro Mendes, Deco (Pedro Emanuel, 85m) e Maniche; Carlos Alberto (Alenitchev, 60m) e Derlei (McCarthy, 78m)



domingo, 15 de maio de 2011

Memória das finais Portuguesas (2)

1963/64: Sporting-MTK Budapeste, 1-0 (Taça das Taças)
 
15 de Maio de 1964, Estádio Bosuil, Antuérpia. A finalíssima é decidida por João Morais, na sublime marcação de um canto. A bola sobrevoa o guarda-redes e acaba dentro da baliza dos húngaros do MTK. «O cantinho do Morais» eterniza-se e ganha o rótulo de mito. No primeiro jogo o Sporting empatara 3-3, com um golo de Mascarenhas e dois de Figueiredo.

Sporting: Carvalho; Pedro Gomes, Alexandre Batista, José Carlos e Pérides; Geo Carvalho, Fernando Mendes e Osvaldo Silva; Mascarenhas, Figueiredo e João Morais.




1986/87: F.C. Porto-Bayern, 2-1 (Taça dos Campeões)


27 de Maio de 1987, Estádio do Prater, Viena. O calcanhar de Rabah Madjer e a finalização vertiginosa de Juary dão a volta a um resultado desfavorável e colocam a coroa europeia na cabeça do dragão. Ludwig Kogl dera a vantagem ao Bayern ainda na primeira parte. É neste jogo que o Velho Continente se rende ao talento de um menino chamado Paulo Futre. 

F.C. Porto: Mlynarczyk; João Pinto, Eduardo Luís, Celso e Inácio (Frasco); André, Quim (Juary), Jaime Magalhães e Sousa; Futre e Madjer.



sábado, 14 de maio de 2011

Memória das finais Portuguesas (1)

1960/61: Benfica-Barcelona, 3-2 (Taça dos Campeões)
 
31 de Maio de 1961, Estádio Wankdorf, em Berna. O primeiro triunfo português numa prova da UEFA. O grande Benfica da década de 60 golpeou o Barcelona por 3-2. Kocsis marcou aos 20 minutos, de cabeça, para o Barça, mas a reacção do Benfica foi fortíssima. Em 25 minutos fez três golos: José Águas (30), Ramallets na própria baliza (32) e Coluna (55). Os catalães reduziram por Czibor a 15 minutos do fim. 

Benfica: Costa Pereira; Mário João, Germano, Ângelo Martins e Fernando Cruz; Mário Coluna e Neto; José Augusto, Santana, José Águas e Cavém.





1961/62: Benfica-Real Madrid, 5-3 (Taça dos Campeões)
 
2 de Maio de 1962, Estádio Olímpico, em Amesterdão. Jogo de loucos entre dois gigantes. Ferenc Puskas faz um «hat-trick» para o Real Madrid, mas a segunda parte do Benfica é fulgurante. Coluna (51 minutos) e Eusébio (65 e 68) dão a volta ao resultado. José Águas e Cavém tinham marcado no primeiro tempo. 

Benfica: Costa Pereira; Mário João, Germano, Ângelo Martins e Fernando Cruz; Coluna e Cavém; José Augusto, Eusébio, José Águas e António Simões.


terça-feira, 10 de maio de 2011

Veteranos do Alvorada jogam em Almada

A Base Naval do Alfeite em Almada será o palco de mais um torneio triangular de futebol de veteranos, no qual participará no próximo Sábado dia 14 de Maio, o  Alvorada Futebol Clube de Ervidel, juntamente com a equipa da casa o Clube de Sargentos da Armada e o Palmelense.

Força Alvorada !!! ... e tragam para Ervidel mais um  caneco de primeiro classificado.


segunda-feira, 2 de maio de 2011

Parabéns Campeão !!

O Alvorada Futebol Clube de Ervidel vem desta forma simples, mas sentida, endereçar os parabéns ao novo Campeão Distrital de Futebol - Despertar Sporting Clube.

Também conhecido como «Rasga», o clube da cidade de Beja mantém um bom relacionamento com o Alvorada, fruto do intercâmbio de jogadores que ocorreu no passado e que levou vários jogadores de Ervidel a envergarem  e a suarem aquela mistica camisola e que naquele clube se sagraram, como agora, Campeões.

Mais uma vez, muitos parabéns a todos os órgão sociais, equipa técnica (em especial ao Mister Caçoila), jogadores e respetiva massa associativa.