segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Vitória do sacrifício...

Foi sofrer a bom sofrer, mas o Alvorada de Ervidel regressou de Castro Verde com os três pontos na bagagem, fruto de uma preciosa vitória no terreno de uma das mais difíceis equipas da série B da 2ª divisão distrital e concorrente direto ao segundo lugar da tabela classificativa - ocupado pelo Alvorada.

Um único golo apontado pelo médio Miguel Carapinha na sequência de um pontapé forte de fora da área, fez com que o resultado pendesse para o lado da equipa de Paulo Capela, que foi superior e justificou um resultado que dá sequência à excelente campanha realizada até ao momento.

Durante a primeira parte o Futebol Clube Castrense B foi sempre inferior na luta do meio campo, sentindo dificuldades para iniciar a construção dos ataques, que conduzia à insistência por pontapés longos para as costas da defesa do Alvorada, que foi resolvendo as situações sem grandes sobressaltos.

Com um futebol mais apoiado, uma defesa sólida e um ataque muito dinâmico a equipa de Paulo Capela foi-se instalando no meio campo contrário e antes de inaugurar o marcador aos 30 minutos, já Claúdio Correia (10´), Rafael Chaço (27´) e Rafael Nogueira (29´) haviam desperdiçado boas ocasiões para inaugurarem o marcador. 

Na segunda parte a história do jogo alterou-se (mas não o resultado), o Castrense apresentou-se de forma mais rápida e mais combatida, ganhando mais duelos individuais e segundas bolas sobretudo a meio campo, no entanto apenas numa única ocasião chegou com perigo à baliza defendida por Vitorino Cavaco, que viu um adversário cabecear com perigo dentro da sua área de baliza, fazendo a bola passar a escassos centímetros da trave.
Na parte final do encontro o Castrense carregou com todas as armas que dispunha, mas a equipa de Ervidel fruto da entrega e do espírito de sacrifício dos seus jogadores sempre conseguiu manter a bola afastada do seu último reduto.

Com o Alvorada a jogar com dois blocos mais baixos e a explorar o espaço deixado nas costas da defensiva contrária, foi a vez de José Bernardino por duas vezes enjeitar a oportunidade de fazer o segundo golo à qual acresce um outra ocasião desperdiçada por Diogo Contente aos 94 minutos.

Vitória difícil e saborosa do Alvorada de Ervidel que assim regressa às vitória após duas derrotas consecutivas  e cimenta a segunda posição, agora com mais quatro pontos (à condição) que o terceiro classificado. 

Sem desprimor para qualquer um dos atletas do Alvorada, uma chamada de atenção especial para dois jogadores - o médio defensivo João Cecília e o miúdo de 17 anos Rúben Fernandes, que foram autênticos esteios na manobra defensiva da sua equipa. 

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Miguel Serpa em Castro Verde

Miguel Serpa como árbitro principal, César Leitão e Marco Guerreiro como árbitros assistentes. Será este o trio de arbitragem que se deslocará a Castro Verde para apitar o encontro entre o Futebol Clube Castrense B e o Alvorada Futebol Clube de Ervidel a contar para a 9ª jornada do campeonato distrital da 2ª divisão.

Miguel Ângelo José Serpa tem 22 anos, iniciou-se na arbitragem na época 2007/2008 e pertence à categoria de elite (C3A) do conselho de arbitragem da AF de Beja, tendo na última época alcançado a oitava posição.

Agenda para o fim de semana


quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Parabéns Dinis Piassab



Dinis... em nome do Alvorada Futebol Clube de Ervidel, desejo-te...
muitos parabéns por este dia tão especial...
 que tenhas muita saúde, alegria, paz e harmonia!
Que todos os teus desejos se realizem, pois tu mereces!

FELIZ ANIVERSÁRIO... e um abraço do tamanho do mundo !!

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Fotos da semana


OS MENINOS DE ERVIDEL

Com golos feitos de lágrimas passadas
Os meninos de Ervidel fazem alegria
Constroem sonhos com os mais velhos de mãos dadas
E no futebol descobrem estrelas de magia

Assim contentes à voltinha da fogueira
Juntam palavras deste tempo sempre novo
Porque os meninos inventaram coisas novas
E até já dizem que são as estrelas do povo 


Adaptação do poema de Rui Monteiro «Os meninos de Huambo».

sábado, 13 de dezembro de 2014

Alvorada perde no terreno do líder

O Alvorada Futebol Clube de Ervidel perdeu na tarde de hoje por 4-1 no terreno do líder da série B da 2ª divisão distrital - o Santaclarense.

Num jogo disputado num terreno muito pesado, foi mais forte a equipa da casa que chegou ao intervalo a vencer por 2-0.

Na segunda parte o Alvorada ainda reagiu ao apontar um golo por João Paulo Lourencinho, que assim reduzia a diferença no marcador para 2-1, e acalentava a esperança num bom resultado.

No entanto a equipa do concelho de Odemira, mais experiente aproveitou da melhor maneira as condições do terreno de jogo e haveria de marcar mais dois golos e fixar o resultado final em 4-1.

Derrota dos homens de Ervidel, que não abala tudo aquilo que de bom tem sido feito e também não altera a tabela classificativa, pois a turma de Paulo Capela continua no segundo lugar.

Na próxima semana mais uma deslocação difícil ao Municipal 25 de Abril em Castro Verde, para defrontar o Futebol Clube Castrense B. 

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Jogadores do Alvorada conhecem castigos

O conselho de disciplina da associação de futebol de Beja, em reunião realizada no passado dia 10 de dezembro, decidiu aplicar os seguintes castigos a três jogadores do Alvorada Futebol Clube de Ervidel:

Bruno Álvaro - 2 jogos de suspensão
Luís Correia - 1 jogo de suspensão
Miguel Martins - 1 jogo de suspensão.

Com estes castigos os três jogadores irão falhar a deslocação a Santa Clara a Velha, onde o Alvorada de Ervidel vai defrontar o líder da tabela classificativa, o Santaclarense, em jogo da 8ª jornada do campeonato distrital da 2ª divisão.

Bruno Álvaro irá ainda falhar o encontro entre o Castrense B e o Alvorada, da 9ª jornada.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Vitorino Cavaco regressa à baliza do Alvorada


No intuito de colmatar a ausência do guarda redes Tiago Brito, que sofreu uma grave lesão (fratura numa mão) Vitorino Cavaco está de regresso à baliza do Alvorada de Ervidel, onde vai acumular estas funções com as já exigentes de secretário da direção e de responsável pelo futebol sénior.

Recorde-se que Vitorino Cavaco, de 40 anos, representou o Alvorada durante mais de 25 anos como jogador e estava há dois sem jogar nos campeonatos da associação de futebol de Beja.

Bem vindo amigo e boa sorte, porque a tua sorte é a de todos nós!

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Para refletir... e melhorar !!


Ao contrário do que acontece no futebol, no basquetebol, por exemplo, a contestação de uma decisão arbitral dá direito, no mínimo, a falta técnica (dois lances livres para o adversário), podendo o jogador ser até diretamente expulso. No râguebi, a falta é marcada dez metros à frente e o jogador pode também ser obrigado a abandonar o terreno de jogo. Mas mais do que as consequências, são os comportamentos que colocam o futebol noutra dimensão em termos disciplinares. Do voleibol ao andebol, passando pelo hóquei no gelo e até pelo futebol americano, as decisões do árbitro são soberanas e os jogadores perdem pouco ou nenhum tempo a discuti-las.

Não é admissível que o desporto mais popular à face da terra seja também o mais indisciplinado. Jogadores que são ídolos para muitas crianças não podem ter a liberdade de avaliar e contestar as decisões arbitrais, como se eles próprios pudessem decidir as regras do jogo.

Tal como os jogadores, os árbitros erram frequentemente. Isso é contudo independente do problema da indisciplina no futebol. Não é pelo erro que os jogadores muitas vezes contestam a falta. É simplesmente por esta ter sido assinalada contra a sua equipa e isso não é admissível.

A verdade é que os árbitros possuiriam até melhores condições para desenvolverem o seu trabalho se soubessem que a cada falta não iriam ter cinco ou seis jogadores a reclamar, a empurrar e a questionar as suas decisões. Os jogos teriam menos interrupções e o frequente ambiente de crispação que existe dentro dos estádios baixaria significativamente. No fundo, todos teríamos a ganhar com um pouco mais de disciplina no futebol.

domingo, 7 de dezembro de 2014

Alvorada vence Castrense na Liga da Formação



A equipa de Benjamins do Alvorada de Ervidel, comandada por Miguel Catarino começou da melhor maneira o 2º momento da Liga da Formação ao bater no Campo da Baiôa o Futebol Clube Castrense por duas bolas a uma.

Negrilhos vence no último suspiro

O Alvorada Futebol Clube de Ervidel perdeu na tarde de ontem no 25 de Abril em Montes Velhos, perante o Negrilhos por 1-0, em jogo da 7ª jornada do campeonato distrital da 2ª divisão.

Numa partida onde o Alvorada entrou melhor, criando várias oportunidades de golo ao longo do primeiro tempo, sem que no entanto conseguisse inaugurar o marcador, ora por desacerto dos seus atacantes, ora por mérito da equipa da casa.

Na segunda parte o história do jogo alterou-se, o Negrilhos foi uma equipa mais consistente e conseguiu equilibrar o encontro, mas quando já toda a gente pensava que o nulo se iria manter até final, eis que na sequência de um pontapé de canto, aparece um atacante do Negrilhos a cabecear a bola para o fundo da baliza do Alvorada, no último lance da partida.

Registo para a má arbitragem do árbitro Sérgio Teixeira e dos seus dois assistentes, que anularam por pretenso fora de jogo, um golo legal ao Alvorada de Ervidel e fruto deste lance expulsaram um dos seus jogadores mais influentes - Bruno Álvaro. Já após a final da partida seriam também considerados expulsos os jogadores Miguel Martins e Luís Correia.

Com esta derrota a equipa liderado pelo mister Paulo Capela continua no segundo lugar da tabela classificativa, vendo no entanto aproximar-se o Naverredondense e o Messejanense.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Sérgio Teixeira apita derby em Montes Velhos

Sérgio Miguel Mendes Teixeira foi o árbitro escolhido pelo conselho de arbitragem para apitar o derby concelhio entre o Negrilhos Futebol Clube e o Alvorada Futebol Clube de Ervidel, a contar para a 7ª jornada do campeonato distrital da 2ª divisão.

Árbitro experiente pertencente à 3ª categoria da arbitragem distrital (C3C), que na última época não foi além de um modesto 10º lugar na sua categoria.

Sérgio Teixeira será auxiliado pelos árbitros assistentes Edgar Gaspar e Miguel Serpa.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Miguel Catarino punido com 1 jogo de suspensão


O atleta do Alvorada Futebol Clube de Ervidel, Miguel Catarino, foi punido com um jogo de suspensão pelo conselho de disciplina da associação de futebol de Beja.

Miguel Catarino, havia sido expulso por acumulação de cartões amarelos, na última jornada perante o Messejanense.

Com este castigo o lateral do Alvorada de Ervidel irá falhar o encontro da 7ª jornada, diante o Negrilhos Futebol Clube.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Tarde mágica dita goleada em Ervidel




O Alvorada Futebol Clube de Ervidel goleou na tarde de sábado o seu vizinho Messejanense por quatro bolas a uma, em jogo a contar para a sexta jornada do campeonato distrital da 2ª divisão.

Uma tarde mágica para o Alvorada, que conjugada com a inspiração de Bruno Álvaro, demoliram a defesa da equipa de Messejana, antes do extremo deixar o pelado do Campo da Baiôa ao som de uma estrondosa saudação. 

Paulo Capela deixou Miguel Carapinha no banco, mas apresentou uma equipa virada para o ataque com Bruno Álvaro e Ricardo Martins bem abertos nas alas, Cláudio Barroso e Rafael Nogueira ao centro, João Cecília e Miguel Martins mais recuados a preencherem bem a zona central. 

Após ver uma bola embater no poste da sua baliza, os homens de Ervidel arregaçaram as mangas e fruto de um futebol vistoso, à passagem do minuto 20 inauguraram o marcador, na sequência de um canto batido à maneira curta, Bruno Álvaro recebe a bola e com um potente remate cruzado do lado direito faz a bola entrar na baliza adversária, perante a desamparado guarda redes do Messejanense.

Aos 22 e 32 minutos da primeira parte o Alvorada podia ter ampliado a vantagem, não fosse o desacerto de Bruno Álvaro, que em ambas as situações, completamente livre dentro da área adversária, rematou para fora. Mas não ficava por aqui o desperdício dos homens de Paulo Capela, à passagem dos 42 minutos foi a vez de Ricardo Martins falhar outro golo feito, completamente isolado pela meia esquerda e só com o guarda redes do Messejanense pela frente, rematou cruzado com a bola a passar a poucos centímetros do poste esquerdo do já batido "Katzirz".

Chegava o intervalo com o resultado a pender para a turma da casa, no entanto bastante lisonjeiro para a equipa de Messejana, que poderia ter saído para as cabines a perder por três ou quatro bolas sem resposta.

Na segunda parte a toada do jogo manteve-se, pois cada vez que o Alvorada subia, a defesa do Messejanense tremia por todos os lados, e não foi pois de admirar que marcasse o segundo golo aos 53 minutos, outra vez por Bruno Álvaro, após jogada de insistência protagonizada por Cláudio Correia. Passados apenas dois minutos foi novamente Ricardo Martins a mostrar-se perdulário ao falhar o 3-0 após remate por cima.

No entanto e sem que nada o fizesse prever o Messejanense, nas poucas vezes que chegou ao último reduto do Alvorada, reduziu o placard para 2-1 aos 75 minutos, após um lance em que a bola é bombeada na direção da baliza do Alvorada, onde o seu guarda redes não conseguiu evitar que esta entrasse na baliza... golo caricato e resultado parcial perfeitamente injusto.

Renasceram alguns fantasmas entre o público presente, no entanto a tarde era de magia e não de terror, pois os jogadores do Alvorada de Ervidel souberam identificar o momento do jogo e não se amedrontaram, partiram em busca da felicidade e conseguiram-na.

Aos 82 minutos o Alvorada de Ervidel dava o checkmate  no Messejanense ao marcar o seu terceiro golo por intermédio de José Bernardino, resultado ainda dilatado aos 87 minutos por Miguel Carapinha, que aproveitou da melhor maneira um lance fantástico conduzido por Cláudio Correia, que numa primeira ocasião remata ao poste... não desiste... volta a ganhar a bola a um adversário e endossa-a para Miguel Carapinha que assim fixava o resultado final em 4-1. 

Vitória justa (mas escassa) da equipa liderada por Paulo Capela, que assim se isolou no segundo lugar da tabela classificativa, com mais três pontos que o terceiro - o Naverredondense.

No próximo sábado o derby mais apetecido, o Alvorada Futebol Clube de Ervidel desloca-se a Montes Velhos, onde vai defrontar o Negrilhos Futebol Clube, numa  jornada que poderá ser decisiva para as aspirações do nosso Alvorada.