segunda-feira, 30 de março de 2015

Desportivo de Beja de regresso à 1ª divisão

Mais de 20 anos depois, o histórico Desportivo de Beja regressou a Ervidel para defrontar o Alvorada em jogo oficial, e saiu-se bem ao carimbar uma vitória por 3-2 que lhe vale a ascensão à 1ª divisão distrital dois anos depois. 

Mas nem tudo foram rosas para o Desportivo que sofreu a bom sofrer para arrancar os 3 pontos no Campo da Baiôa.

Como dizem os sábios do futebol ... quem falha sete oportunidades de golo feito perde por culpa própria... foi o que se passou em Ervidel onde a equipa do Alvorada desperdiçou oportunidades atrás de oportunidades, ao qual acresce o facto do árbitro Cristiano Bexiga ter tido uma tarde infeliz (no mínimo) com claro prejuízo para a equipa de Paulo Capela. 

Não podia ter melhor início o  Alvorada que logo aos 5 minutos se adiantou no marcador, na sequência de um livre direto batido da esquerda por Bruno Álvaro a bola embateu num defesa adversário e entrou na baliza do desamparado Nené, estávamos no início da partida e o marcador estava inaugurado.

Passados apenas dois minutos, após um pontapé de canto um atacante do Desportivo salta entre os centrais do Alvorada e de cabeça atira para o empate. 

O Alvorada nunca se conformou com o empate e foi em busca da felicidade, isto é, o golo e aos 11 minutos inicia-se um verdadeiro festival de golos falhados que se inicia com uma bola rematada ao poste por Rafael Chaço.

Aos 13 e 15 minutos foi a vez de João Cecília e Cláudio Barroso porem em sentido o guarda redes adversário que respondeu com categoria a remates fortes de fora da área. 

Decorria o minuto 29 quando Cláudio Correia não aproveitou um excelente cruzamento da esquerda, apenas com o guarda redes pela frente e já dentro da área de baliza não conseguiu rematar da melhor forma.

Aos 35 minutos Ricardo Martins bem lançado pela direita do seu ataque ultrapassa o seu adversário em velocidade e serve de bandeja Bruno Álvaro que sozinho dentro da área remata por cima.

Volvido apenas um minuto o primeiro erro grave de Cristiano Bexiga, Cláudio Correia disputa um bola no interior da área com um defesa e este fazendo uso de jogo perigoso ativo atinge o avançado do Alvorada. O árbitro da partida assinala erradamente pontapé livre indireto. Ora, segundo as Leis de Jogo, o jogo perigoso ativo com contato é punido com pontapé livre direto ou grande penalidade para infrações dentro da área de grande penalidade, como foi o caso. Erro grave do árbitro e penalty por assinalar a favor do Alvorada de Ervidel.

Ainda antes do intervalo nova perdida do Alvorada, Bruno Álvaro isolado efetua um chapéu ao guarda redes do Desportivo de Beja e quando já se gritava golo no Campo da Baiôa surge in extremis um defensor a tirar a bola em cima do risco de golo. Na sequência do lance a bola ressalta para Miguel Carapinha que com um potente remate leva a bola ao ângulo superior direito da baliza de Nené que com uma defesa impossível evita o golo do Alvorada.

O árbitro da partida apitava para o descanso com o marcador a registar um empate 1-1 que sabia a mel para os homens de Beja e a injustiça para os de Ervidel.

A segunda parte começa com novo erro da equipa de arbitragem, lançamento lateral indevidamente marcado a favor do Desportivo de Beja, do qual iria resultar um livre direto contra o Alvorada e consequentemente o segundo golo da equipa visitante. 

A perder em casa o Alvorada nunca se entregou e continuou a jogar o seu futebol de maneira bonita, no entanto sem eficácia, e aos 52 minutos nova infelicidade, livre direto em zona frontal executado por Bruno Álvaro e a bola teimosamente a bater com violência no poste esquerdo da baliza Bejense.

Aos 59 minutos o Alvorada de Ervidel havia de empatar novamente a partida, desta vez por Rúben Fernandes que ao segundo poste encostou para golo, após livre executado de maneira perfeita por Bruno Álvaro.

Faltavam jogar trinta minutos e o Alvorada continuava a carregar sobre a defensiva adversária no intuito de marcar mais um golo que o colocasse na frente do marcador e assim continuar a sonhar com a promoção ao «Distritalão», no entanto tal não se verificou, não por culpa da equipa do Desportivo de Beja, mas sim pelo árbitro Cristiano Bexiga que com uma dualidade de critério gritante expulsou do banco o treinador Paulo Capela, assinalou um sem número de infrações contra o Alvorada, o que proporcionou um excesso de nervosismo nos seus atletas. 

Aos 75 minutos mais um erro grave do árbitro, Bruno Álvaro inicia um perigoso ataque pela sua direita, apenas parado por um adversário que ostensivamente o agarrou pelo pescoço. Resultado - cartão amarelo para o infrator e para a vítima, que no caso do jogador do Alvorada foi o segundo, a que se seguiu uma injusta e desproporcionada expulsão. 

O Alvorada jogava agora apenas com dez elementos, mas não deixou de procurar o golo e à passagem do minuto 78 foi a vez de João Cecília desperdiçar nova oportunidade de alvejar a baliza contrária, cabeceou por cima após canto da direita marcado por Ricardo Martins.

Quando o Alvorada de Ervidel dava tudo por tudo para chegar à vantagem no marcador, o Desportivo de Beja lança um rápido contra ataque e desfez o empate, na única oportunidade de que dispôs na segunda parte, jogava-se o minuto 90+2 e o resultado fixava-se num mentiroso 2-3 a favor da equipa forasteira.

Pouco depois o árbitro viu que o objetivo estava cumprido e deu o jogo por terminado, para gáudio dos jogadores e público do Desportivo de Beja, que assim festejaram a subida à 1ª divisão distrital.

Resta com o Fair Play que carateriza as gentes do Alvorada e de Ervidel endereçar os sinceros parabéns a toda a equipa do Clube Desportivo de Beja pelo alcançar dos objetivos, e que nos anos vindouros dêem muitas alegrias ao povo alentejano, tal como num passado recente. 



Crónica de Francisco Dias
Alvorada Futebol Clube de Ervidel



3 comentários:

  1. arbitragem infeliz?? eu diria arbitragem encomendada. vergonhoso.

    ResponderEliminar
  2. Grande jogatana meus meninos, continuem unidos e o futuro é risonho... parabéns pela excelente campanha realizada.

    ResponderEliminar
  3. Vamos falar em vergonhas? 1 gojo do beja é legal, e de seguida houve uma agressao a olhos vistos, no chao a pontepear a cabeça de um jogador do beja! Isto no inicio. Agora falem doque querem e vos da jeito. Teem muita falta de humildade os jogadores do alvorada. Boa sorte a grande direçao do alvorada

    ResponderEliminar