sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Um tributo muito justo

O Alvorada Futebol Clube celebra, na próxima segunda-feira, o 36.º aniversário da sua fundação e inseriu no menu das comemorações a realização do X Torneio de Futebol de 11 “Alberto Chaiça”. 



Uma competição que homenageia justamente um grande atleta nascido em Ervidel, como nos confirmou o presidente do clube, Vitorino Cavaco.

“O Alberto Chaiça foi um grande nome do atletismo nacional, não se destacou no futebol, mas é de toda a justiça que o clube o homenageie também, através deste torneio com o seu nome. É uma figura desta terra, é um grande campeão, merece inteiramente este tributo pela carreira tão prestigiante que conseguiu, quer individualmente, quer com a camisola da seleção nacional”.

O Alvorada tem uma história recente, de quase quatro décadas, mas o ideal seria que se projetasse à semelhança do grande maratonista de Ervidel, concordou o dirigente. “É para isso que os dirigentes do clube têm trabalhado ao longo de todos estes anos, para valorizar o clube, para projetar o nome da terra e proporcionar aos seus atletas a prática desportiva”. No entanto, acentuou: “A evolução é sempre muito difícil, até por razões geográficas, estamos no interior, as coisas no Alentejo são mais difíceis, até ao nível da qualidade das infraestruturas, do recrutamento de atletas, estamos numa região do País que tem sido um bocado esquecida, mas gostaríamos de elevar o Alvorada ao nível a que o Alberto Chaiça chegou, tendo a consciência de que será muito difícil”.

Outro objetivo do torneio foi a preparação da próxima época desportiva, onde o clube tem metas já definidas. “Gostaríamos de repetir tudo aquilo que conseguimos na época anterior em que nos apurámos para a 2.ª fase do campeonato, embora não tenhamos conseguido a subida mas estivemos muito perto, depois de uma 1.ª fase muito positiva, a fase final não nos correu tão bem, tivemos muitas ausências de jogadores em determinados jogos, mas o que pretendemos é repetir uma prestação semelhante”, sublinhou Vitorino Cavaco. Contudo, já esta época o clube foi convidado pela AFBeja a preencher a vaga existente no campeonato da 1.ª Divisão.“O Alvorada declinou esse convite porque ele chegou muito em cima da hora, pediram-nos uma decisão em dois ou três dias e o plantel ainda não estava formado. Temos alguns jogadores que estudam fora da nossa zona e nem sempre podem treinar e, para disputarmos uma primeira divisão seria complicado porque a competitividade é muito mais exigente”, justificou.

Paulo Capela continua a ser o treinador da equipa, que teve quatro ou cinco baixas de jogadores que no ano passado eram titulares, por isso, o plantel está em fase de reestruturação, mas o dirigente referiu: “O campo pelado não é apelativo para os atletas, esse é um dos problemas que temos, contudo, não é fácil colocar aqui um piso sintético, uma vez que isso acarreta um investimento elevado, só o município de Aljustrel é que nos poderá ajudar, acredito que um dia o façam, sei que essa vontade existe, mas as coisas não estão fáceis”.

Vitorino Cavaco lembrou que o Alvorada, no passado, já competiu na 1.ª Divisão com grandes equipas. “Eu era miúdo e lembro-me de grandes jogadores que por aqui passaram, um dia mais tarde pensaremos em subir de divisão. O município e a junta de freguesia apoiam-nos muito, em termos financeiros e logísticos e com mais uns eventos que possamos fazer, o dinheiro vai chegando para as despesas”.

O Torneio do Alvorada reuniu mais duas equipas do concelho, Negrilhos e Messejanense, a quem se juntou o Amarelejense, pelo facto de existirem laços de amizade com os dirigentes do clube.
A final foi disputada entre o vizinho de Montes Velhos e a formação vinda de Messejana, e decidida nas grandes penalidades a favor do Messejanense. 

Resultados: Alvorada-Negrilhos, 1-3; Messejanense-Amarelejense, 1-1 (4-2 gp); Alvorada-Amarelejense, 2-2 (4-2); Negrilhos--Messejanense, 0-0 (2-4). Melhor Jogador: Rafael Nogueira (Alvorada): Melhor marcador: José Miguel (Alvorada); Melhor guarda redes: André (Negrilhos); Prémio fair play: Alvorada


Foto: Alvorada Futebol Clube de Ervidel
Texto de Firmino Paixão
In Diário do Alentejo
25/09/2015

domingo, 20 de setembro de 2015

E a Taça vai para ... Messejana !!

1º lugar - Grupo desportivo Messejanense

2º lugar - Negrilhos Futebol Clube

 3º lugar - Alvorada Futebol Clube de Ervidel

4º lugar - Grupo Desportivo Amarelejense


Jogou-se no dia de ontem o «X Torneio de Futebol Alberto Chaiça» no Campo da Baiôa, em Ervidel com os seguintes resultados:

Jogo 1  Alvorada - Negrilhos  1-3
Jogo 2  Amarelejense - Messejanense 1-1 (2-4 GP)

3º/4º lugar  Alvorada - Amarelejense 2-2 (4-2 GP)
Final  Negrilhos - Messejanense 0-0 (2-4 GP)

PRÉMIOS:

1º lugar - GD Messejanense
2º lugar - Negrilhos FC
3º lugar - Alvorada FC
4º lugar - GD Amarelejense

Prémio Fair Play - Alvorada FC
Melhor jogador - Rafael Nogueira (Alvorada FC)
Melhor marcador - José Miguel (Alvorada FC)
Melhor guarda redes - André (Negrilhos FC)

A todos muitos parabéns...

domingo, 13 de setembro de 2015

Alvorada vence primeiro teste

O Alvorada Futebol Clube de Ervidel recebeu e venceu na tarde de ontem, o Fernandes AC por 2-1, naquele que foi o primeiro ensaio da nova época.

Os golos da equipa comandada pelo mister Paulo Capela foram apontados por Miguel Ruas e por António Alexandre (Show) que esta época de transferiu do Negrilhos para o Alvorada.

No próximo fim de semana Ervidel recebe o «X Torneio de Futebol Alberto Chaiça», que contará com a presença do Alvorada, Negrilhos, Messejanense e Amarelejense.