domingo, 30 de julho de 2017

Escanteios Fotclubisticos, por Santiago Hanaori (2)

Perdidos Dentro das Quatro Linhas
Num conjunto de indivíduos organizados que partilham uma cultura, nasce a sociedade. Num outro sentido, dum certo número de seres com o mesmo fim criam-se as associações. No ramo do desporto, mais direcionado para o futebol, estas associações, não devem ser utilizadas para ataques ou ferir suscetibilidades. Devem sim concentrar-se em vários parâmetros de VALORES, que deverão estar presentes na orientação dos agentes desportivos, constituir um fator de potencialidades e consciencialização, que visem a responsabilidade na observância de comportamentos leais, que sirvam de modelo positivo para os mais jovens.

As relações do homem e das associações desportivas desenvolvem-se de acordo com o princípio de um RESPEITO maior, não deriva da obediência ou vassalagem pelo que é mais velho, rico ou poderoso, mas sim por uma questão ética de mútuo respeito. Só assim se fortalecem laços que todos beneficiem, permitindo a colaboração e entreajuda.

Os diretores desportivos devem fomentar boas práticas e condutas de ÉTICA perante os demais agentes e associações, assumindo responsabilidades e fomentando relações de parceria, tolerância e amizade, para além destes tem que se saber estar, ser persistente e ter disciplina, mas acima de tudo ser humilde. São apenas alguns dos valores, que os diretores têm de transmitir para os restantes agentes desportivos. Embora existam adversários, que pretendemos afastar, estes deverão ser dotados de forma igual no mesmo meio, e serem tratados com a honra que merecem.

Muito mais do que respeitar regras, o FAIRPLAY, é um modo de pensar e agir, é respeito pelo outro e amizade. O fairplay ainda é mais enaltecido no mundo do futebol, muitos o aclamam como herói, mas poucos o praticam, será caso de reservar alguns minutos do treino para também o praticar e saber realmente a sua essência. Sem ele os clubes futebolísticos perdem a sua verdadeira natureza.

A fim de deixar um ponto de reflexão, basta pensar um pouco nos clubes que nos rodeiam. A forma como estes agem com os outros ou com os agentes desportivos. Será que ao perdermos estas quatro linhas não estaremos a perder grandes futuros de talento. 
Nem tudo é um Viveiro, nem tudo é Mielina.

Julho de 2017
Santiago Hanaori
Fonte: Código de Ética Desportiva.

Texto escrito em exclusivo para o Alvorada Futebol Clube de Ervidel





8 comentários:

  1. Excelente texto. Li, reli e voltei a ler e parece-me uma forte critica ao Mineiro Aljustrelense e aos seus dirigentes, que não tiveram um comportamento digno com o Alvorada. Mais uma vez, obrigado Alvorada por esta chapada de luva branca.

    ResponderEliminar
  2. Muitos parabéns pelo excelente texto. Mas acho que a Direcção do Alvorada devia ter outro tipo de resposta devido à maneira como o clube que representam foi tratado .o Alvorada merece respeito .Deviam fazer um comunicado para que o povo de Ervidel e não só tivessem conhecimento da atitude medriocre que a direcção do Mineiro teve para um clube ainda para mais do concelho .Meus amigos o dinheiro não é tudo na vida e o fairplay é uma treta como diz Jorge Jesus por isso não tenham medo de divulgar a atitude de baixo nível da parte do outro clube ,eles dizem que são diferentes por serem directores do Mineiro pois é tem a papinha quase toda feita e mesmo assim tem dívidas o Alvorada é um clube de Aldeia gerido por pessoas humildes mas que sabe estar não entra em atitudes de medriocres como esses senhores que dizem quem o clube que representam é o maior esses senhores deviam era ajudar os outros clubes do Conselho ao colocarem atletas vindos das camadas jovens para eles rodarem mas não só olham para eles e depois vão buscar jogadores já comprometidos com os ditos clubes pequenos como eles dizem pequenos são eles e não demostram ser diretores para um clube como o Mineiro. Ervidelensese juntem se todos dêem as mãos e ajudem o Alvorada o clube da vossa Terra para que este não venha a ser novamente alvo de atitudes de baixo nível por parte de directores que estão no desporto por maldade.

    ResponderEliminar
  3. Muitos Parabéns á direcção do Alvorada, pelo bom trabalho que tem feito.
    Tem tido muito cuidado ao apresentar a equipa, tem informado os sócios sobre as suas intenções e tem passado muita informação cá para fora pelo blog.
    Mas de louvar tem sido a forma como tem reagido aos ataques que tem recebido.
    Já tive a oportunidade de ler os dois textos, realmente a direcção e o Sr. Santiago estão a por a situação em pratos limpos, mas deforma muitos educada. Não gostaram da situação dizem o que têm a dizer em público, mas sem ofender ninguém. Mesmo tendo motivos para isso.
    Á direcção deixo os meus parabéns, que continuem a escrever mais é a manter só sócios informados.

    ResponderEliminar
  4. Sou sócia do Alvorada e não gostei como o meu clube foi tratado. Pois se tratao mal o meu clube tratam mal todos os ervidelenses.
    Mas a uma coisa que todos temos que reconhecer. Está Direcção que muito tem sido falada, tem a cima de tudo trabalhado e tratado deste assuntos, com valores e ética.
    Muitos directores não têm aparecido ou sido falados, mas tem se esforçado bastante para que tudo corra bem.
    Estao todos de parabéns.

    ResponderEliminar
  5. Não percebo qual o problemas desta direcção, com o Mineiro ter convidado jogadores que já tinha dito que iam para o Alvorada. Como se todos os clubes não fosse normal entre clubes de futebol.
    Agora querem comparar o Alvorada com o Mineiro.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo das 17h:36 o que se passa é que a Direcção do Mineiro sabendo que os jogadores estavam comprometidos com o Alvorada devia ter dado uma palavrinha a Direcção do Alvorada que só fica bem não era ter tido a atitude que teve porque se o Alvorada tivesse as posses financeiras que a direcção do Mineiro tem embora com se tem falado tinha um dívida para pagar tivesse o mesmo comportamento era criticada e isso de comparações é lógico que o Mineiro é diferente pois é o clube mais velho do concelho tem mais a pois mas não quer dizer que seja mais bem dirigido que os outros e se quer ser diferente os diretores não deviam ter este tipo de comportamento antes por o contrário deviam era ajudar.

    ResponderEliminar
  7. O administrador do blogue informa que não serão publicados mais comentários referentes ao SCMA.
    A resposta a este clube será dada pela direção do Alvorada Futebol Clube de Ervidel na altura certa e pelos canais próprios.
    Cumprimentos e saudações desportivas.

    ResponderEliminar
  8. Muitos parabéns senhor administrador do blogue é por este tipo de atitudes que o nosso Alvorada é diferente,humilde se alguém tem que responder é a direcção,concentrem se no planeamento da época e depois quando chegar a altura logo respondem belo trabalho da Direcção e do administrador do blogue que me parece ser uma pessoa com bastante cultura pois sabe quando a altura para responder muita força e continuem com está humildade AFC. Um clube diferente.

    ResponderEliminar