sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Ervidel, 29 de Novembro de 2010

Não houve taça, nem surpresa na 1ª Eliminatória da Taça Distrito de Beja, pelo menos no Campo da Baiôa, onde o Alvorada de Ervidel foi eliminado pelo Futebol Clube de Serpa, ao perder por três bolas a uma.

Mas a equipa de Ervidel vendeu bem cara a derrota, sobretudo na primeira parte, onde discutiu o jogo e o resultado.
Começou melhor o Alvorada, a jogar no meio campo contrário com ataques rápidos que colocaram em sobressalto a defesa contrária e aos dez minutos de jogo já havia rematado três vezes à baliza e conquistado dois pontapés de canto.
Mas a experiência do Serpa fez-se notar ao minuto 17 quando desceu pela primeira vez à área do Alvorada e logo para inaugurar o marcador, na sequência de um livre da direita, com a bola a ser colocada à entrada da pequena área do Alvorada, onde surgiu Nuno Delgado que mais rápido que o guarda redes Vitorino o bateu pela primeira vez.

A equipa da casa não se deixou abater pelo golo sofrido e continuou a carregar sobre o FC Serpa e passados apenas seis minutos havia de igualar novamente o marcador, ao aproveitar da melhor maneira a apatia da defesa visitante que não conseguiu aliviar a bola da sua área, devido à enorme pressão exercida pelos jogadores do Alvorada, com esta  a sobrar para Luís Ferro, que com um "pontapé à meia volta" bateu o guarda redes adversário.
A formação de Ervidel, apesar do tento do empate, não se deu por contente e continuou à procura do golo que lhe desse vantagem no marcador e à passagem do minuto 31 é a vez de Márcio Cortes rematar já dentro da àrea para boa defesa do guardião contrário.

Chegava o intervalo com uma igualdade no placard, resultado que não espelhava aquilo que tinha acontecido no terreno de jogo, pois o Alvorada foi sempre superior ao seu opositor, que apenas no lance do golo desceu com perigo ao nosso último reduto.

No reatamento o Técnico José Mestre não arriscou e deixou no balneário o capitão Chico Fragoso, que tinha visto um cartão amarelo ao minuto 38 (a prioridade é o campeonato), aliado ao facto do Serpa ter puxado pelos galões, transfigurou por completo o desenrolar dos acontecimentos, com a equipa da margem esquerda a não dar qualquer hipótese ao Alvorada que nunca mais conseguiu assentar o seu jogo e a sofrer uma enorme pressão sobre a sua defesa e foi sem surpresa que aos 57 minutos, novamente Nuno Delgado, após cruzamento da direita, nas costas dos dois centrais do Alvorada cabeceou para o segundo golo da sua equipa, sem a minima hipótese para Vitorino Cavaco.

A turma de Ervidel ao não conseguir reagir à desvantagem ainda deu mais força ao adversário, que andava mais perto do terceiro golo, como foi o caso aos minutos 61 e 62 com duas bolas nos ferros da baliza do Alvorada, estava dado o mote para o que se adivinhava e não se estranhou que aos 63 minutos um atacante surgisse isolado perante Vitorino Cavaco, que numa primeira instância defende a bola com o peito, mas esta caprichosamente ressalta para os pés do avançado que sem dificuldade a introduz da baliza deserta, estava feito o resultado final.

Até ao último apito do árbitro há apenas a realçar uma boa defesa do guardião do Alvorada aos 81 minutos a negar o quarto golo à equipa visitante.

Resultado justo, embora a diferença de apenas um golo fosse mais justificado, por aquilo que o Alvorada produziu na primeira parte e o Serpa na segunda.

Bem sei que no futebol não há "se", mas... que teria acontecido se o capitão Chico não tivesse sido advertido ao minuto 38 ??

Ficha do jogo:

Estádio: Campo da Baiôa, em Ervidel
Tempo: Nublado, com temperatura amena.
Terreno de jogo: Terra batida, em boas condições.

Árbitro: Luís Ralha
Assistentes: Marisa Sousa e Filipe Aurélio

Alvorada: Vitorino Cavaco, Miguel Catarino, Luís Vieira, Diogo Ramos, Rui Filipe, Hugo Revez, Chico Fragoso (C) (Mauro Gonçalves 45"), Márcio Cortes, Jorge Soares (João Paulo 76"), Luís Ferro (Flávio Ramalho 74") e Alex.

Suplentes não utilizados: João Páscoa, Bruno Rasgadinho e Paulo Chaveiro.

Treinador: José Mestre

Cartões Amarelos: Chico Fragoso (38"), Luís Ferro (70") e Flávio Ramalho (83").

Cartões Vermelhos: Não houve.

Golos: Luís Ferro (23").

4 comentários:

  1. Grande jogo miudos, vocês mericiam mais pelo que LUTARAM e JOGARAM durante os 90 minutos. Sei que é frustante para quem está lá dentro a dar tudo o que tem (e o que não tem) para dignificar a nossa camisola, e em dois momentos em que assumo a inteira responsabilidade se deita tudo a perder. Sabem que eu mais que ninguém queria ganhar aquele jogo, mas como tudo na vida existem momentos bons e outros menos bons. Tenho na plena consciencia que dois golos (o primeiro e o terceiro) poderiam ter sido evitados por mim, mas Deus não quis que assim fosse! Rapaziada, não vamos baixar a cabeça e vamos concentrarmo-nos no nosso campeonato porque ai vamos "dar cartas" de certeza. Continuem a trabalhar como o têm feito até agora que de certeza que os resultados aparecem. Eu estarei cá para os apoiar e ajudar no que estiver ao meu alcance. Para que no fim desta curta etapa consigamos gritar todos juntos ALVORADA CAMPEÃO.

    ResponderEliminar
  2. Na proxima jornada o alvora pode chegar ao 1º lugar, fruto do descando do Guadiana, era bom que acontecesse. Mas cuidado, essa do Alvorada campeão pode colocar uma elevada pressão dentro dos jogadores. Essa mensagem não deve passar, mas sim o ganhar jogo a jogo. à que ter os pés bem acentes no chão e ber as reais possibilidades que há em chegar ao fim do campeonato na frente.
    Mais uma vez peço que não coloquem demasiada pressão sobre os jogadores, que não muito novos e com experiência reduzida, o que pode ser um um "pau de dois bicos".

    ResponderEliminar
  3. A equipa este ano está muito boa, acho que há algum tempo que nao jogavam tão bem como este ano. Parabens senhor Luis Ferro tá um grande jogador este ano, tou a gostar de ver, belos golinhos que tem marcado para ajudar a equipa, não desfazendo de todos os outros jogadores claro! Continuem! Estamos cá pra apoiar!

    ResponderEliminar
  4. Amigo Vitorino, como tu muito bem sabes, porque estás dentro do balneário como eu estou, o objectivo não é achar culpados pela derrota. Errar toda a gente erra. Só não erra quem não está lá. Os erros que falas não foram propositados, logo não temos de nos desculpar nem assumir seja o que fôr. Sabes bem que o objectivo é construir um grupo de pessoas que gostem de jogar futebol, que gostem do convívio das pessoas de Ervidel e que lutem pelo nosso clube. Devolver ao nosso clube, o que se perdeu nos anos anteriores e que tanto custou a construir.
    O descrédito inicial pela nossa equipa tem vindo a diminuir. Não sou eu que o digo, mas sim as pessoas que vão ver os jogos. Muito me orgulho da nossa equipa e desde que lutem pelo clube como lutam todas as semanas, só tenho de me sentir orgulhoso deles. Para mim são os MAIORES.
    Podem apelidar-me de tudo, mas é o que acho e ninguém me demove disso.
    Contra o Serpa foram uns heróis pela forma que encararam e lutaram durante todo o jogo.
    Quando falas em frustração, acho que a maior que pode existir é o facto de querer ser mais um para ajudar e ver esse meu desejo ser adiado semana após semana e não puder dar o contributo.
    Atenção a um factor importantíssimo na nossa equipa: a maioria dos jogadores são muito jovens. Têm muito a aprender. Não é fácil manter jovens motivados, ainda para mais quando temos um plantel reduzido.Se eles se mantiverem juntos por mais 2 ou 3 anos, com o mister Zé, ai têm de contar com eles de certeza absoluta. Eu pessoalmente considero este ano, como o ano de aprendizagem, embora diga que para minha enorme felicidade, estão a fazer mais que isso, fruto do seu empenho.

    Cumprimentos a todos e continuação de boa "luta".
    Chaveiro

    ResponderEliminar