segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Para refletir... e melhorar !!


Ao contrário do que acontece no futebol, no basquetebol, por exemplo, a contestação de uma decisão arbitral dá direito, no mínimo, a falta técnica (dois lances livres para o adversário), podendo o jogador ser até diretamente expulso. No râguebi, a falta é marcada dez metros à frente e o jogador pode também ser obrigado a abandonar o terreno de jogo. Mas mais do que as consequências, são os comportamentos que colocam o futebol noutra dimensão em termos disciplinares. Do voleibol ao andebol, passando pelo hóquei no gelo e até pelo futebol americano, as decisões do árbitro são soberanas e os jogadores perdem pouco ou nenhum tempo a discuti-las.

Não é admissível que o desporto mais popular à face da terra seja também o mais indisciplinado. Jogadores que são ídolos para muitas crianças não podem ter a liberdade de avaliar e contestar as decisões arbitrais, como se eles próprios pudessem decidir as regras do jogo.

Tal como os jogadores, os árbitros erram frequentemente. Isso é contudo independente do problema da indisciplina no futebol. Não é pelo erro que os jogadores muitas vezes contestam a falta. É simplesmente por esta ter sido assinalada contra a sua equipa e isso não é admissível.

A verdade é que os árbitros possuiriam até melhores condições para desenvolverem o seu trabalho se soubessem que a cada falta não iriam ter cinco ou seis jogadores a reclamar, a empurrar e a questionar as suas decisões. Os jogos teriam menos interrupções e o frequente ambiente de crispação que existe dentro dos estádios baixaria significativamente. No fundo, todos teríamos a ganhar com um pouco mais de disciplina no futebol.

10 comentários:

  1. Belo texto, quem quiser que enfie a carapuça.

    ResponderEliminar
  2. A carapuça certamente será enfiada pelos meninos do alvorada, pois apesar de serem bons jogadores (e são efectivamente) ainda têm muito que aprender, e espero que a direcção e o treinador lhe ensinem correctamente os princípios básicos do fair play.

    ResponderEliminar
  3. Alguém da direcção explicou a esses rapazitos que o Alvorada FC à pouco tempo ganhou 2 vezes seguidas a taça fair play da AF Beja?

    Pois, deviam...

    ResponderEliminar
  4. O que se passou no sábado passado em Montes Velhos foi apenas e só um dia mau de alguns jogadores do Alvorada, nada mais. Não comessem a fazer filmes pois nada de anormal se passou.
    Os jogadores do alvorada tem sabido respeitar o simbolo do clube e vao continuar a fazelo. Força AFC.

    ResponderEliminar
  5. já vi que os sócios do alvorada dão muito valor ao jogo com o montes velhos apesar de ser um derby e quando se perde parece estar tudo mal se calhar e por isso que nunca fizeram nada de mais e ganharam 2 taças de fair play

    ResponderEliminar
  6. Mas que bons? Chamam a esta equipa boa? Esta a 8 pontos do 1 classificado e se perder sábado fica a 11 pontos!!!!!! e dizem que são bons? So se forem em Ervidel porque jogadores como esses existem por ai aos pontapés quero ver o que fazem sábado em santa clara a velha talvez levem o saco cheio

    ResponderEliminar
  7. Para começar isto é um bando de frustrados a esconderem-se por trás de nomes fictícios e a falarem daquilo que não sabem.. a ver se nos entendemos querem apoiar o alvorada, apoiem, se não querem fiquem em casa a ver a casa dos segredos que é para isso que vocês servem, ver aquilo que não conseguem fazer e comentar o que vos apetece sobre pessoas que nunca conseguirão ser. por isso amigos retardados e frustrados, sigam o meu conselho e deixem-se estar quietinhos porque não precisamos dos voces falsos elogios nem das vossas mascaras perto de nós, lutamos para ser melhores pessoas, melhores jogadores e acima de tudo Melhor equipa. Pensem nisso e reduzam-se a vossa insignificância.

    PS: agora quem quiser... que enfie a carapuça ;)

    Beijinhos e abraços
    João Cecília
    nº8

    ResponderEliminar
  8. joao os que hoje criticam no fim sao os que nos vem dar palmadinhas nas costas
    Rafael Nogueira

    ResponderEliminar
  9. Não estou a perceber oh João se a realidade esta á vista fazem do Akvorada uma excelente equipa mas não o é e a prova disso é a distançia que esta do Santaclarense ( essa sim a mostrar ser grande equipa) Mas a sorte do Alvorada sábado é que segundo sei o santaclarense ter os 3 jogadores mais influentes castigados e outros lesionados ( contra o odemirense so tinham 12 jogadores)Sou jogador de uma equipa vizinha do teu clube mas voçes puseram vos la em cima quando são uma equipa normalíssima

    ResponderEliminar
  10. hahah
    se gosto destas critas de jogadores de clubes que estao atras do alvorada, pois percebo essa azia toda quando uma equipa que tem media de idade 21 anos esta a frente de outras equipas que tem malta que sao rotulados de craques
    No futebol o que conta e a classificação e ai tu estas a tras
    Aguenta e nao chora

    ResponderEliminar