quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Escanteios Fotclubisticos, por Santiago Hanaori (4)

Um sentimento de posse ao ser descartável

Nas mentalidades diferenciadas, que desejam ter algo que não lhes pertence, reflete-se o efeito de sentimento de posse. Uma pertença que se alastra perante muitos de nós, desta forma pretendem prosperar e garantir a estabilidades, num mundo cada vez mais volátil.

E se todos tivéssemos a mesma atitude. Já diz o velho ditado “O olho do dono é o que engorda o porco”. Quando as instituições estão incrementadas na sua região, existem umas que se destacam mais que outras, seus diretores têm algo em comum! Realizar um sonho. Há pessoas assim, que se envolvem tanto que parece que estão cuidando de um filho ou de uma grande paixão.

Nessas instituições, existem outros indivíduos que acabam por chegar, e essa paixão diminui. Agora a figura clichê nesta relação passa a ser apática, é óbvio que nem todos representam a mesma capacidade para remar para o mesmo lado. Não é só uma questão de empenho, há algo que salta à vista, a personalidade e o caráter de cada um. Mas as atitudes são algo que pode ser conseguido e desejado.

A responsabilidade é algo que gera pressão. Assim traduz ownership, uma mentalidade que estimula e causa entusiasmo numa equipa. São as metas, as ideias e sobretudo o companheirismo.

Quem encarar desta forma a instituição que representa, enxerga o sucesso, como um interesse para todos, esforçando-se mais para o bem comum, trabalha em equipa, junta as sinergias de forma a melhorar todas as métricas, até mesmo as que não lhe dizem respeito.

Uns são naturalmente assim, no entanto esse atributo só é aproveitado se a instituição tiver políticas inclusivas e não uma direção hierárquica rígida.

Acredito que somos recicláveis, mas nunca descartáveis, porque estamos em constante mudança no processo de crescimento e amadurecimento. Por isso não menospreze quem faz parte da história da instituição, pois a consideração das pessoas não muda com as circunstâncias e os interesses pessoais.
O sentimento de posse pode ser bom, quando bem aplicado, mas as pessoas já mais são descartáveis. Embora pensem muitas das vezes numa Geração mais burra, esses Millennials.

Agosto de 2017
Santiago Hanaori

Fonte: "runrun.it e universia”

Texto escrito em exclusivo para o Alvorada Futebol Clube de Ervidel

Sem comentários:

Enviar um comentário